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Perguntas Frequentes

Como solicitar informações pelo Sistema de Informação ao Cidadão (SIC)?

Existem dois caminhos para solicitar informação via SIC:

  • Presencialmente: na Sala do SIC, Av. 7 de Setembro esquina com Av: Farquar - Centro, Porto Velho - RO, 76801-020 (Prédio do Relógio). Nesta sala você será atendido pela equipe SIC. Horário de funcionamento: dàs 8 às 14h.
  • Pela internet: acesse o portal do e-SIC (e-Mail: esic@portovelho.ro.gov.br). Clique na aba SIC (parte superior à direita da tela) da página da Prefeitura de Porto Velho para cadastrar-se.
Quais informações podem ser solicitadas pelo cidadão?

A regra geral é que toda informação pública pode ser solicitada, tanto por pessoa física como pessoa jurídica.

Existem, porém, informações públicas cujo acesso é limitado por determinação legal ou em decorrência de classificações realizadas pelo órgão público detentor da informação.

São exemplos de informações sigilosas as informações relativas a transações bancárias; informações relacionadas a rendas, patrimônio, dívidas, dentre outras; e informações pessoais, relativas à intimidade, à vida privada, à honra e à imagem.

Já as informações consideradas imprescindíveis à segurança da sociedade ou do Estado são passíveis de classificação. Existem três graus de classificação: ultrassecreta, secreta e reservada.

Para mais detalhes sobre a classificação das informações, acesse o Decreto n° 7.724 de 16 de maio de 2012, capítulo V. o SIC não possui informação de classificação nos termos da Lei de Acesso à informação (Lei 12.527/2011).

Qual o prazo de atendimento de um pedido de acesso à informação pela LAI?

O prazo é de 20 dias, podendo ser prorrogado pelo SIC por mais 10 dias (art. 11 da LAI), desde que justificado pelo órgão. 
É cobrado o serviço de busca e disponibilização das informações?

O serviço de busca e disponibilização da informação é gratuito, salvo hipóteses de reprodução (impressão de papel). Neste caso será cobrado o valor necessário ao ressarcimento de custos dos serviços e materiais disponibilizados por meio de GRU (Guia de Recolhimento da União).

Não haverá cobrança no caso em que o sustento do cidadão ou de sua família seja comprometido a situação econômica do cidadão não o permita fazer sem prejuízo do seu sustento ou do sustento de sua família, desde que devidamente declarado nos termos da Lei nº 7.115, de 29 de agosto de 1983.

O que são informações pessoais?

São aquelas relacionadas à pessoa física, cujo tratamento deve observar o direito à intimidade, vida privada, honra, imagem, liberdades e garantias individuais. As informações pessoais são classificadas em grau máximo de sigilo e tem proteção no prazo máximo, ou seja, 100 anos a contar da data da sua produção, em acordo com a Lei 12.527 de 18 de novembro de 2011, Seção V.
O que é Transparência Ativa?

Transparência Ativa são informações que os órgãos disponibilizam em seus sítios, como no Portal do e-SIC (esic@portovelho.ro.gov.br) e Portal da Transparência, independente de solicitação. Exemplos:

  • Estrutura organizacional/horários e locais de atendimento ao público;
  • Despesas/repasses e transferências financeiras;
  • Procedimentos licitatórios/contratos celebrados;
  • Perguntas mais frequentes da sociedade;
Quais os casos previstos para que um pedido de informação seja negado?

Podem ser negados os pedidos:

  • Genéricos - É aquele que não é específico, ou seja, não descreve de forma delimitada (quantidade, período temporal, localização, sujeito, recorte temático, formato, etc.)
  • Desproporcionais ou Desarrazoados - É aquele que não encontra amparo para a concessão de acesso solicitado nos objetivos da LAI e tampouco nos seus dispositivos legais, nem nas garantias fundamentais previstas na Constituição. É um pedido que se caracteriza pela desconformidade com os interesses públicos do Estado em prol da sociedade, como a segurança pública, a celeridade e a economicidade da administração pública.
  • Que exijam trabalhos adicionais de análise, interpretação ou consolidação de dados e informações, ou serviço de produção ou tratamento de dados que não seja de competência do órgão ou entidade.
Quais os casos em que o cidadão poderá apresentar Recursos? Qual o prazo para apresentá-los?

Há dois casos:

  • 1) Quando o órgão nega a informação solicitada pelo demandante;
  • 2) Quando o órgão não diz por que negou a informação solicitada.

O prazo para apresentar qualquer um dos recursos disponíveis na LAI são 10 (dez) dias, a contar da ciência do cidadão. O SIC tem 05 dias úteis para responder.

Ao receber a resposta, o cidadão realizar o recurso ao prefeito (Art. 21, parágrafo único do Decreto 14.565, de 23.06.2017 (esic@portovelho.ro.gov.br).

É necessário realizar um novo pedido de informação caso a pessoa queria fazer uma nova requisição, pois o recurso não pode ser utilizado com essa finalidade, nem para acrescentar mais solicitações ao pedido de informação anterior.

Para mais detalhes, sugerimos a leitura do Decreto n° 7.724 de 16 de maio de 2012, Seção IV.

Quem responde os Recursos de Primeira, de Segunda e de Terceira Instância?

No SIC, o recurso de primeira instância é a autoridade hierárquica; O Recurso de Segunda Instância é destinado a autoridade máxima; O Recurso de Terceira Instância é destinado à Controladoria-Geral da União (CGU).
Após a 3° Instância, ainda cabe mais algum recurso?

Sim. Proferida a decisão em Terceira Instância, o cidadão pode entrar com recurso à Comissão Mista de Reavaliação de Informações (CMRI), que é responsável por decidir, no âmbito da administração pública federal, sobre o tratamento e classificação de informações consideradas sigilosas.
Onde encontro a lista de medicamentos oferecida pelo SUS?

O Farmapub é uma ferramenta web que facilitará a sua busca pelo medicamento em tempo real, informando sobre o estoque dos medicamentos padronizados e existentes nas unidades, assim como a localização das farmácias na rede de saúde municipal.
https://farmapub.portovelho.ro.gov.br/
Qual é o horário de atendimento prefeitura?

O decreto 14.760 de 15/09/2017, em seu Art. 3º instituiu o expediente de trabalho das 8h às 14h, de segunda a sexta feira, em todos os Órgãos Públicos do Poder Executivo Municipal, inclusive Autarquias, Fundações e Empresas Públicas, instituídas pelo Poder Público Municipal.
Qual é a estrutura organizacional da Prefeitura?

A prefeitura de Porto Velho está dividida em repartições públicas, contendo 19 divisões, no link a baixo você consegue consultar todas as repartições e o detalhamento de cada uma delas:
https://servicos.portovelho.ro.gov.br/secretarias
Onde encontro os endereços e telefones das entidades públicas?

No site da prefeitura vá em “+Serviços” > Portal de serviços vá em “Contatos” ou acesse diretamente pelo link a baixo:
https://servicos.portovelho.ro.gov.br/contatos
Quais empresas estão impedidas de participar de licitações?

Neste link consta as empresas e sócios impedidos:
https://transparencia.portovelho.ro.gov.br/fornecedores/impedidos
Como saber quais produtos/serviços estão sendo licitados?

No portal da transparência vá em “Licitações/Compras”, lá você encontra todas as modalidades, pregão eletrônico, dispensa de licitação, tomada de preços e todas as informações sobre o processo:
https://transparencia.portovelho.ro.gov.br/despesas/compras
Onde encontro as receitas do município?

No portal da transparência vá em “Receitas” > “Receitas” ou acesse pelo link a seguir:
https://transparencia.portovelho.ro.gov.br/receitas/
Qual o objetivo estratégico das instituições?

O Plano Plurianual do município de Porto Velho para o quadriênio 2022 a 2025 está estruturado por programas dos Poderes Executivo e Legislativo alinhados com os macrobjetivos e as orientações de governo que compõem a sua base estratégica. Os programas são divididos em sete Segmentos de Governo, onde as Unidades Setoriais Municipais (as Secretarias) fazem parte. No link a seguir você consegue visualizar cada segmento com seus devidos objetivos:
https://sempog.portovelho.ro.gov.br/ppa/ppa22.html
Onde encontro informações sobre servidores públicos no portal da transparência?

No portal da transparência vá em “Recursos humanos > Relação Servidores, lotação, remuneração, cedidos, inativos” ou acesse direto pelo link:
https://transparencia.portovelho.ro.gov.br/folha-pagamento?instituicao=7&ano=2023&mes=5&cargo=&lotacao=&vinculo=&matricula=&nome=&action=pesquisar
Onde encontro informações sobre editais e concursos públicos realizados pelo poder ou órgão para provimento de cargos e empregos públicos?

No site da prefeitura vá em “Concursos”, ou no Portal da Transparência > menu Concursos, lá você vai encontrar informações como Concursos, editais, documentação exigida para posse, processos seletivos, reconvocação, reclassificação. Ou acesse pelo link:
https://www.portovelho.ro.gov.br/arquivos/lista/58
Como obter informações sobre obras realizadas?

No portal da transparência vá em “Obras”, lá você vai encontrar: Objeto, modelo de contratação, valor contratado, valor pago, saldo à medir, % executado, vigência do contrato, número do convênio, vigência do convênio e execução do contrato.
https://transparencia.portovelho.ro.gov.br/obras
Onde encontro as despesas do município?

No portal da transparência vá em “Despesas” > “Empenho” ou acesse pelo link a seguir:
https://transparencia.portovelho.ro.gov.br/despesas?tipo=Empenho
Quais são os serviços digitais prestados pela prefeitura?

No portal de serviços você encontra os serviços mais acessados e serviços por categoria, no site da prefeitura vá em “+ Serviços” ou acesse pelo link:
https://servicos.portovelho.ro.gov.br/
Como posso fazer um pedido de acesso a informação, denúncia, elogio, reclamação, solicitação ou sugestão?

Para falar com a ouvidoria, você deve fazer uma manifestação.

Tipos de manifestação:

DENÚNCIA: Se você quer comunicar a ocorrência de um ato ilícito ou uma irregularidade praticada contra a administração pública. Também pode ser usada para denunciar uma violação aos direitos humanos. Em alguns casos, a sua manifestação não será classificada como uma denúncia e sim uma solicitação. Por exemplo, se faltam remédios em um hospital público, você poderá fazer uma solicitação para que o órgão tome uma providência. Então, não se trata de uma denúncia.

RECLAMAÇÃO: Se você quer demonstrar a sua insatisfação com um serviço público. Você pode fazer críticas, relatar ineficiência. Também se aplica aos casos de omissão. Por exemplo, você procurou um atendimento ou serviço, e não teve resposta.

SOLICITAÇÃO: Se você espera um atendimento ou a prestação de um serviço. Pode ser algo material, como receber um medicamento, ou a ação do órgão em uma situação específica. Por exemplo, se alimentos fora da validade estiverem à venda, você pode solicitar que um órgão público faça uma fiscalização.

SUGESTÃO: Se você tiver uma ideia, ou proposta de melhoria dos serviços públicos.

ELOGIO: Se você foi bem atendimento e está satisfeito com o atendimento, e / ou com o serviço que foi prestado.

SIMPLIFIQUE: Se você acha a prestação de um serviço público muito burocrática, poderá apresentar solicitação de simplificação, por meio de formulário próprio, denominado Simplifique!

PEDIDO DE ACESSO À INFORMAÇÃO: Se você quer ter acesso à informação pública.

Consulte sua manifestação

https://falabr.cgu.gov.br/publico/Manifestacao/SelecionarTipoManifestacao.aspx?ReturnUrl=%2f
Onde encontro informações sobre IPTU, ISS, ITBI e demais tributos municipais?

No site da SEMFAZ você encontra informações sobre os tributos municipais e também consegue realizar alguns serviços online, a sede física fica localizada na Avenida 7 de Setembro, 744 Centro – 76801-096.